Canos congelados podem ser um problema, mas com algumas dicas, você pode fazer tudo funcionar sem problemas novamente. Se a água em sua casa não estiver saindo da torneira durante os meses de inverno, um dos possíveis motivos desse problema é que seus canos podem ter congelado.
Pode ser um desafio evitar que os canos congelem, especialmente se não estiverem devidamente isolados e expostos ao tempo. No entanto, agir rapidamente para combater esse problema pode economizar dinheiro e até evitar grandes danos à sua casa.
Como descongelar com segurança um cano congelado
Mesmo que você tenha tomado precauções para evitar esse problema, ele ainda pode acontecer durante as noites frias de inverno. Quando esse problema surgir, você deve solucioná-lo o mais rápido possível. No entanto, contratar um encanador para fazer isso pode custar um pouco caro, então você pode economizar dinheiro fazendo isso sozinho.
O que causa o congelamento dos canos?
Mesmo que esse problema não seja comum no Brasil, existe uma chance de que seu encanamento possa congelar, especialmente nas regiões onde o inverno é mais rigoroso. Os canos que fornecem água em áreas mais frias, como espaços de rastreamento, armários de cozinha, garagens, porões e sótãos, por isso são mais propensos a congelar quando as temperaturas caem muito.
Como encontrar um cano congelado
Normalmente, você é alertado sobre um problema no encanamento devido a uma torneira pingando lentamente ou algo semelhante. Porém outras vezes, a fonte pode não ser tão clara. A primeira coisa que você deve fazer para localizar a origem de um cano congelado é abrir várias torneiras para determinar onde a água está escorrendo lentamente ou não está saindo.
Depois de saber quais torneiras foram afetadas, siga a linha de cada uma e toque nos canos para sentir as áreas mais frias. Esses pontos provavelmente serão onde o bloqueio está. É possível que, se houver um bloqueio em um cano, outros também estejam bloqueados com gelo, então continue procurando mesmo quando encontrar um ponto.
Como desligar o abastecimento de água
Em caso de emergência, como o rompimento de um cano, é importante desligar o abastecimento principal de água para evitar o desperdício. Marcar as informações de contato de um encanador em sua válvula pode ajudar a eliminar o estresse de encontrar um encanador local em caso de emergência.
Como você pode reparar temporariamente seus canos
Se a situação parece tranquila, em vez de desligar o abastecimento de água, você pode tentar consertar temporariamente o local com um remendo até que um especialista chegue. Se o cano parecer congelado, você pode tentar descongelá-lo, mas não tente fazer isso de qualquer maneira, pois você pode piorar o problema, fazendo com que o cano estoure ou seja danificado e até mesmo causar um incêndio.
Tente usar um secador de cabelo de mão na potência mais baixa para aplicar calor na área congelada. Você também pode tentar usar um aquecedor portátil (com cuidado e desde que não esteja perto de nada inflamável).
Não importa o dispositivo de descongelamento que você decida usar, certifique-se de observar onde o gelo derrete para evitar água parada e o risco de eletrocussão. Continue a aplicar calor até que a água comece a fluir pela torneira novamente. Se você notar algum vazamento na linha depois de descongelar a área congelada, esteja pronto para cortar o suprimento de água principal e chamar um profissional.