O que fazer quando um cano de seu encanamento congela

Canos congelados podem ser assustadores, mas com algumas dicas, você pode fazer tudo funcionar sem problemas novamente. Se a água em sua casa não estiver saindo da torneira durante os meses de inverno, seus canos podem ter congelado. Pode ser um desafio evitar que os canos congelem, especialmente se não estiverem devidamente isolados e expostos ao tempo. No entanto, agir rapidamente para combater esse problema comum no inverno pode economizar dinheiro e até evitar grandes danos à sua casa.

Como descongelar com segurança um cano congelado

Mesmo que você tenha tomado precauções para evitar canos congelados, isso ainda pode acontecer durante as noites frias. Canos congelados podem causar danos caros pela água, então você deve descongelá-los o mais rápido possível. No entanto, contratar um encanador para fazer isso pode custar um pouco caro, então você pode economizar muito dinheiro fazendo isso sozinho!

O que causa o congelamento dos canos?

Apesar de invernar seus canos antes do primeiro grande frio, há uma chance de que eles ainda possam congelar, especialmente quando as temperaturas caem abaixo muito. Os canos que correm ao longo das paredes externas são particularmente propensos ao congelamento, assim como as linhas de aspersão de água, babadores de mangueira ao ar livre e linhas de abastecimento de piscinas. Os canos que fornecem água em áreas mais frias, como espaços de rastreamento, armários de cozinha, garagens, porões e sótãos, também são mais propensos a congelar.

Se você se encontrar com um cano congelado, aqui estão algumas dicas para que sua água volte a fluir.

Como encontrar um cano congelado

Provavelmente, você foi alertado sobre um cano congelado graças a uma torneira que pingava lentamente, mas outras vezes, a fonte pode não ser tão clara. A primeira coisa que você deve fazer para localizar a origem de um cano congelado é abrir várias torneiras para determinar onde a água está escorrendo lentamente ou não saindo.

Depois de saber qual torneira ou torneiras são afetadas, siga a linha de cada uma e toque nos canos para sentir as áreas mais frias. Esses pontos provavelmente serão onde o bloqueio está. É possível que, se houver um bloqueio em um cano, outros também estejam bloqueados com gelo, então continue procurando mesmo quando encontrar um ponto. Em casos mais graves, você também pode encontrar a área congelada seguindo o cano até encontrar um ponto que pareça inchado ou tenha uma ruptura na parede lateral.

Como desligar o abastecimento de água

Em caso de emergência, como o rompimento de um cano, é importante desligar o abastecimento principal de água. Dependendo de onde você mora e do tipo de casa em que mora, a válvula de fechamento principal pode estar na despensa, no porão ou no medidor. Pintar a válvula com uma cor fluorescente brilhante pode ajudá-lo a encontrá-la rapidamente.

Marcar a válvula com as informações de contato do seu encanador também pode ajudar a eliminar o estresse de encontrar um encanador local em caso de emergência.

Como você pode reparar temporariamente seus canos

Se a situação parecer leve, em vez de desligar o abastecimento de água, você pode tentar consertar temporariamente um pequeno cano com um remendo ou braçadeira até que um especialista chegue. Se o cano parecer congelado, você pode tentar descongelá-lo, mas não tente fazê-lo com uma tocha ou chama aberta. Esse método pode piorar o problema e potencialmente levar a um incêndio na casa ou até mesmo fazer com que o cano estoure.

Tente usar um secador de cabelo de mão na configuração mais baixa para aplicar calor na área congelada. Você também pode tentar usar um aquecedor portátil (com cuidado e desde que não esteja perto de nada inflamável) ou uma almofada de aquecimento eclética.

Não importa o dispositivo de descongelamento que você decida usar, certifique-se de observar onde o gelo derrete para evitar água parada e o risco de eletrocussão. Continue a aplicar calor até que a água comece a fluir pela torneira novamente. Se você notar algum vazamento na linha depois de descongelar a área congelada, esteja pronto para cortar o suprimento de água principal e chamar um profissional.

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp