Melhores tipos de madeira para móveis

Móveis de madeira são e sempre vão ser um item de luxo, estes móveis são normalmente bem mais duráveis e com acabamentos melhores, naturalmente isso vem com um preço de compra mais salgado visto que móveis de madeira são uma forma de arte bastante apreciada no mundo.

No artigo de hoje vamos falar sobre quais são os diferentes tipos de madeira utilizados na criação de móveis e quais são as vantagens que cada uma destas madeiras oferece ao ser utilizada e entender melhor a forma de escolha para o seu móvel. 

Carvalho 

A madeira carvalho é ideal para quem busca um material de imensa versatilidade, grande duração e super resistente a fungos! Para quem está pensando em investir no carvalho como uma opção para seus móveis, vale a pena escolher com calma uma das muitas variações que a madeira oferece em cores e maciez da madeira.

Cedro

Ao escolher a madeira certa para qualquer projeto pode fazer total diferença no ambiente em que o móvel será instalado!  Existem madeiras de várias espécies de árvores que podem ser chamadas de cedro no mercado madeireiro. Atualmente, no Brasil, são 6 diferentes espécies do gênero Cedrela que ganham esse nome. Sendo que destas, três delas estão ameaçadas de extinção e não são utilizadas para a fabricação de móveis por estarem protegidas por lei! 

Por causa da tonalidade característica do cedro, os móveis dessa madeira proporcionam a qualquer ambiente uma sensação maravilhosa de aconchego e relaxamento, Por isso, esse tipo de madeira é perfeito para quem quer um lar mais convidativo e acolhedor.

Pinus

Além de ser super resistente, o pinus também traz consigo a vantagem de ser do seu próprio estilo e se adaptar melhor à maior parte das mudanças . Dependendo da cor e da forma dos móveis, permite passar do estilo country para o estilo mais moderno. Sua manutenção é relativamente simples, pois basta usar um pano macio e limpo para tirar o pó da superfície.

MDF e MDP

Os aglomerados de madeira são bastante comuns na criação dos móveis de madeira mais baratos, embora este tipo de madeira seja realmente mais simples de preparar eles carregam consigo a fama de não terem uma boa qualidade, mas isso nem sempre é verdade.

No caso do MDF ele apresenta uma maior maleabilidade, ou seja, trata-se de um aglomerado que pode ser cortado de diversas formas, oferecendo uma maior liberdade criativa. Este material é realmente ideal para novos designs mais inovadores.

Por outro lado o MDP é feito com menor densidade de fibras, sendo assim, este tipo de material acaba sendo mais leve e embora não seja tão versátil de trabalhar por exigir cortes mais retos, o MDP é bem mais barato, tornando-se uma opção mais em conta para orçamentos menores.

Pinho

A madeira de pinho sempre foi considerada como sendo uma espécie resistente e graças a isso ela é muito utilizada na construção civil, bem como na fabricação de móveis e outras estruturas de madeira. para quem está construindo, reformando ou deseja redecorar a casa, talvez o pinho seja uma opção interessante.

Sua resistência faz com que o pinho seja uma madeira duradoura, móveis feitos com pinho chegam a durar dezenas de anos sem perder sua beleza e se mantêm firmes o que é uma qualidade considerável nos dias de hoje.

Madeira de demolição

Uma das principais vantagens na utilização da madeira de demolição é seu apelo ecológico, Em virtude do movimento existente desde os anos finais do século XX para redução de utilização de tudo o que possa agredir o meio ambiente, foi também nesta época quando surgiu a filosofia de construção sustentável, acompanhando as ideias de indústria sustentável e de preservação do meio ambiente.

Este tipo de madeira é reaproveitada, retiradas de antigas casas coloniais a madeira tem um aspecto rústico e reaproveitado que trás um charme próprio, este tipo de madeira ainda tem a vantagem de ser quase sempre resistente a pragas como cupins. 

Madeira de reflorestamento

Este tipo de madeira traz consigo principalmente o apelo ecológico, árvores que foram plantadas já com a intenção clara de serem cortadas e utilizadas por sua madeira são uma forma sustentável de trazer belos e resistentes móveis para casa.

Entre os principais tipos de madeira de reflorestamento temos o eucalipto que é resistente e exala um cheiro característico, móveis feitos com este tipo de madeira geralmente permitem um melhor acabamento e uma maior liberdade de corte.

As melhores opções para o seu lar

Se você gostou de nossa análise sobre as madeiras utilizadas em móveis e quer ainda mais opções para o seu lar, aproveite para seguir nosso blog e fique por dentro das novidades nessa área. 

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp