As persianas podem deixar um escritório ou ambiente corporativo mais elegante, agregando em beleza e sofisticação. Além disso, elas possuem a capacidade de auxiliar na proteção dos equipamentos eletrônicos da empresa.
Persianas são artigos decorativos úteis utilizados nas partes internas de janelas ou portas para vetar ou reduzir a incidência de luz no ambiente. Alguns as consideram como cortinas devido à similaridade na utilização e disposição.
Segundo a marca Positivo, marca produtora de notebooks, computadores e outros eletrônicos, as persianas são comumente utilizadas em escritórios, visto que o calor excessivo é inimigo desses equipamentos.
Dessa maneira, os dispositivos não devem ficar expostos ao sol (ligados ou desligados) em períodos de duração média ou longa, para que não sofram danos irreversíveis.
O funcionamento de eletrônicos produz calor, por isso, a soma da temperatura externa pode ultrapassar os limites seguros informados pelos fabricantes. Confira as melhores persianas para escritório e identifique o modelo ideal para você
Melhores modelos de persianas para escritório
A fim de evitar custos, desgastes e redução da vida útil dos aparelhos da sua empresa, colocar persianas nas janelas e entradas de sol que alcancem os equipamentos pode ser uma boa ideia.
Veja os modelos mais utilizados, fáceis de encontrar e que podem bloquear ou minimizar os efeitos do calor excessivo.
Rolô
A persiana rolô ganhou este nome porque o tecido fibroso e inteiriço disposto na horizontal é recolhido em formato de rolo na parte superior da instalação.
Este é um produto de fácil manuseio e instalação e eficiente no controle de luz. Com variedade de cores, tecidos e texturas, a persiana rolô é indicada para ambientes corporativos e residenciais.
Romana
A persiana romana é formada por fragmentos de cortina, como gomos, alinhados horizontalmente, que se dobram e desdobram para cima e para baixo, conforme a persiana é aberta ou fechada.
A leveza e elegância no seu movimento são resultados do design diferenciado deste modelo que traz conforto ao ambiente.
Horizontal
A persiana horizontal é o modelo mais tradicional e comum encontrado em escritórios. Com lâminas de metal, tecido, PVC ou madeira, ela é muito utilizada, principalmente, em janelas de pequeno a médio porte.
Modelos rolôs e romanas também podem ser classificados como horizontais devido à montagem e à disposição de abertura ocorrerem neste sentido. Todavia, essas persianas se tratam originalmente das lâminas com possibilidade de abri-las parcial ou totalmente.
Vertical
A persiana vertical é ideal para janelas ou portas grandes, diferentemente das horizontais. Com elas, você evita problemas pelo peso, devido ao maior tamanho. Além disso, há menor incidência de defeitos posteriores ao produto.
Essas persianas podem ser confeccionadas nos mesmos materiais das horizontais e costumam trazer charme e aconchego ao ambiente em que são instaladas.
Painel
É uma solução inovadora, perfeita para cobrir grandes espaços, painéis inteiriços com qualquer comprimento ou largura. Permitem sobreposição e uso, de acordo com a sua necessidade.
Este tipo de persiana é fabricado em diferentes materiais, cores, estampas e tramas. O modelo painel costuma agregar mais a decoração do que as demais e possui excelente durabilidade, além de facilidade de manutenção e limpeza.
Double vision
A persiana double vision, também conhecida como cortina double vision, é composta por um tecido sobreposto entre listras horizontais lisas e transparentes, criando um efeito bonito e único. Este modelo diminui a transcendência da luz, mas não a bloqueia.
Blackout
A persiana blackout, ou popularmente “blecaute”, é ideal para o bloqueio total da luz. Além disso, ela proporciona mais conforto e bem-estar ao ambiente, sendo a mais recomendada para escritórios e ambientes onde são utilizados computadores e televisões, evitando o reflexo da luz nas telas.
De um lado (interno) é possível escolher a cor e textura, do outro (externo) o produto é revestido por um material resistente e impermeável, que viabiliza o bloqueio da luz solar ou qualquer outro tipo de interferência externa, como iluminação urbana ou de veículos.
Segundo Jaqueline Ribeiro, pós-graduada em designer de interiores, para todos os modelos de persianas, se possível, deve ser usado espanador para limpeza diária e, semanalmente, passado um pano úmido, evitando a necessidade de manutenções e mantendo um bom aspecto.
Alguns pontos podem ser considerados para não errar no momento da compra:
- Materiais de boa qualidade costumam proporcionar maior durabilidade,
- Cores suaves tornam o ambiente mais harmonioso, sóbrio e elegante,
- As medidas da persiana devem ultrapassar de 10 a 20 centímetros o tamanho da janela para garantir a solução contra a luz.
Quanto à escolha da persiana para ser inserida no seu espaço corporativo, não existe uma regra para fazê-la. O que importa é o utensílio se encaixar no seu estilo e trazer praticidade para as rotinas no seu ambiente.
Gostou das dicas e opções práticas de fácil utilização em persianas para deixar seu escritório ainda mais aconchegante e proteger seus equipamentos da exposição solar? Então, salve este conteúdo e compartilhe com a sua equipe.
Caso já utilize algum tipo de persiana em seu local de trabalho, conte nos comentários qual modelo é e o motivo de tê-la escolhido.