Não é segredo que as casas podem ter pinturas, decoração, design e materiais diferentes, mas o que todas elas têm em comum é a rede hidráulica, ou seja, a tubulação.
Algumas dicas de como desentupir uma tubulação são usar água quente ou bicarbonato de sódio. Entretanto, nem sempre essas ações são suficientes para resolver o problema. Entupimentos podem ser mais resistentes e requerem processos mais fortes para desentupir.
Com isso, vale a máxima de que onde tem cano, pode ter entupimento, pois é algo totalmente normal.
É exatamente por ser normal que é necessário saber como resolver esse problema, de diversas formas diferentes, já que as mais conhecidas nem sempre são funcionais como deveriam.
Acompanhe abaixo as melhores dicas de como desentupir uma tubulação!
Melhores dicas de como desentupir uma tubulação
1. Bicarbonato de Sódio com Vinagre
O bom e velho bicarbonato com vinagre ainda é uma excelente maneira de desentupir o encanamento sem haver necessidade de desmontar o cano.
A junção desses elementos químicos forma uma mistura efervescente capaz de retirar grandes placas de gordura e outros dejetos que podem entupir o cano.
Além disso, uma grande vantagem dessa junção é que o procedimento é fácil e rápido.
Assim, basta inserir 2 colheres de bicarbonato no cano e logo após isso despeje o vinagre cano abaixo.
Feito isso, basta tapar o cano com qualquer espécie de pano e esperar cerca de 25min.
Por fim, saiba que essa mistura química irá destruir as camadas que estão fazendo os canos entupir, liberando a passagem.
2. Água quente com fermento em pó
Já falamos sobre a água quente na introdução, mas aqui vamos detalhar mais sobre essa forte aliada na prevenção de entupimentos e também na obstrução de canos e ralos.
Ela sozinha faz efeito, contudo, você pode incrementar esse agente com alguns ingredientes que aceleram todo o processo de desentupimento. Um deles é o fermento em pó.
Uma boa forma de usar é pôr duas colheres de fermento em pó dentro do cano entupido e depois jogar a água fervente no cano.
Logo após isso, o efeito efervescente irá desentupir todo o cano e liberar as placas de dejetos que estão na passagem do encanamento.
Outro ingrediente que é bastante eficiente é o detergente, que você pode despejar dentro do cano e depois disso jogar a água fervente pelo cano.
Se a famosa água quente não está sendo suficiente para realizar o desentupimento, saiba que essas combinações podem ser bem eficazes.
3. Desentupidor
Essas dicas de como desentupir uma tubulação que falamos acima exige pouco esforço físico, mas com o desentupidor a realidade é outra.
Por mais que o desentupidor exija mais esforço, eles são ferramentas que normalmente são bem fáceis de conseguir, além de baratos.
Ainda que o entupimento aconteça e você não tenha um desentupidor, há outra saída para que você possa resolver essa situação.
Essa saída é usar uma garrafa pet com um cabo de vassoura no meio da boca da garrafa.
Não sei se você entendeu, mas isso se trata de um desentupidor caseiro, após isso basta colocar sua ferramenta no cano ou vaso sanitário e empurrar para desentupir.
Isso porque a pressão que o ar faz ao dentro do cano é muito grande, capaz de expulsar os dejetos que estão obstruindo a passagem no cano.
4. Arame
Em muitos casos, é comum que o cano fique entupido devido ao acúmulo de sujeira dentro da tubulação e isso costuma acontecer mais ainda com ralos.
Assim, quando você tem ideia do que pode causar essa obstrução, um pedaço de arame pode ser o salvador da pátria, pois esse objeto consegue expulsar os dejetos.
O procedimento é simples, porém a pode se tornar um pouco mais demorado, pois tudo vai depender realmente do material que está causando a obstrução na passagem.
Para usar o arame, basta fazer um pequeno gancho e realizar movimentos leves e repetidos para tentar puxar esse objeto para fora.
No entanto, por mais que seja prática, essa dica não serve para todos os casos, porque é bem mais específica.
Além disso, o mais indicado é usar o arame nas situações onde as misturas químicas não foram suficientes para remover toda a sujeira.
5. Soda cáustica
Essa sem dúvida é uma das dicas de como desentupir uma tubulação que mais você deve ter cuidado, pois a soda cáustica é um composto com alto poder corrosivo.
O produto pode causar danos na pele humana, mas se você estiver usando as devidas proteções, a soda é um grande aliado para remover sujeiras como fezes, cabelo e gorduras.
Saiba que esse é um dos produtos mais fortes dessa lista e deve ser usado com cuidado, principalmente porque a depender do material do vaso sanitário, ele pode também pode ser corroído.
Agora que você conhece essas dicas de como desentupir uma tubulação, nunca mais terá problemas com isso. Analise a situação e utilize o material adequado. Compartilhe esse artigo com conhecidos que necessitarem!