Como saber o que conta como uma emergência quando surge um problema de encanamento?

Quando você escuta uma goteira de madrugada e quando vai ver percebe que é uma vazamento, é difícil saber se esse vazamento é uma emergência ou se o problema pode esperar até o horário comercial no dia seguinte. O instinto pode fazer você correr para o telefone em pânico, em vez de avaliar calmamente a situação.

Mas em momentos como esse, é importante manter a calma. Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo a decidir o que você deve fazer nessa situação, sem ter que gastar mais dinheiro do que o necessário.

Você precisa usar o encanamento afetado imediatamente?

Um porão inundado obviamente justifica uma chamada de emergência, mas e um vaso sanitário quebrado ou pia entupida? Eles provavelmente poderiam esperar até a manhã do dia seguinte. Nesse caso, certifique-se de que sua família saiba evitar o uso do aparelho até que o problema tenha sido resolvido.

Você pode desligar o aparelho?

Se houver um pequeno vazamento em uma pia e você puder desligar a água para evitar o desperdício, essa não é uma emergência. Caso você não consiga desligar a água do local, você pode ter que desligar o registro de água de sua casa para evitar maiores problemas.

Se o vazamento for pequeno, você poderá controlá-lo por algumas horas com itens como uma fita adesiva.

Como está o tempo?

Curiosamente, o clima irá determinar se você precisa de um encanador o mais rápido possível. Por exemplo, se o problema no meio de um dia quente de verão e você não tiver acesso à água, isso pode gerar problemas maiores.

Deixar o problema de lado causará mais danos?

Você pode tentar usar baldes para coletar água que está vazando ou tentar outras medidas provisórias em um vazamento pequeno para poder ignorá-lo até que possa consertá-lo em um momento oportuno. Mas quando um balde não é suficiente para coletar toda a água de um vazamento de uma única noite, este vazamento é mais sério.

Um vazamento significativo pode afetar o piso, teto e as paredes adjacentes em sua casa. Se não for possível interromper o fluxo de água ou se a água tiver o potencial de causar danos significativos rapidamente, esta é uma emergência que precisa de solução imediata.

Exemplos de emergências comuns de encanamento

  • Canos rompidos: Se um cano estiver borrifando água, desligue o fornecimento de água e retire os móveis e outros itens da área afetada.
  • Vazamentos ou falhas no aquecedor de água: Se o tanque do aquecedor de água estiver com um vazamento ou fazendo um barulho estranho, procure ajuda imediata. Falhas no aquecedor de água podem causar danos caros rapidamente.
  • Outros vazamentos importantes: Mangueiras de máquinas de lavar, transbordamentos de vasos sanitários e até mesmo vazamentos de linhas de gás necessitam de reparo imediato.
  • Problemas no sistema de esgoto: Coisas estranhas como um vaso sanitário borbulhando ou água aparecendo no chuveiro quando você dá a descarga são sinais de problemas do sistema de esgoto.

O que acontece quando você chama um encanador fora de hora por conta de uma emergência?

Emergências com encanamento podem ser estressantes, e não há maneira de contornar isso. No entanto, tente manter a calma. Comece procurando a válvula de fechamento do acessório. Em seguida, avalie a situação e busque auxilio profissional de confiança, se necessário.

Lembre-se de fazer perguntas, mesmo em caso de emergência. Antes de dizer sim ao serviço de emergência, descreva o problema que você está tendo para a empresa e peça uma estimativa de custo aproximada. Isso inclui o custo normal do serviço mais quaisquer taxas extras que possam cobrar devido a casos como serviço noturno ou em finais de semana.

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp