Como saber o que conta como uma emergência de encanamento?

Quando você ouve um gotejamento tarde da noite, é difícil saber se o vazamento constitui uma emergência de encanamento ou se o problema pode esperar até o horário comercial no da seguinte. O instinto pode fazer você correr para o telefone em pânico, em vez de avaliar calmamente a situação. Mas vamos manter a cabeça fria aqui, certo? Aqui estão algumas perguntas rápidas para ajudá-lo a processar antes de ligar para um encanador de emergência perto de você, para evitar gastar mais dinheiro do que o necessário e voltar para a cama.

Você precisa usar o encanamento afetado imediatamente?

Um porão inundado obviamente justifica uma chamada de emergência, mas aquele vaso sanitário quebrado ou pia entupida? Eles provavelmente poderiam esperar até de manhã para agendar visita com um encanador. Nesse caso, certifique-se de que sua família saiba evitar o uso do aparelho até novo aviso (mesmo que seja um pouco inconveniente). Cole uma nota na parede ou bloqueie a sala inteiramente para evitar o esquecimento tarde da noite.

Você pode desligar o aparelho?

Se você tiver um pequeno vazamento na pia e puder desligar a água para esse acessório, não é uma emergência de encanamento. Procure embaixo da pia ou atrás do vaso sanitário para a válvula de fechamento. Você pode ter que desligar a linha de água principal para a casa para problemas maiores, no entanto. A válvula de fechamento principal provavelmente está localizada perto do medidor de água no nível mais baixo de sua casa, do lado da rua.

Se o vazamento for mais parecido com um fio, você poderá adiar o vazamento por algumas horas com itens como fita adesiva, elásticos e soluções de loja de ferragens.

Como está o tempo?

Curiosamente, o clima irá determinar se você precisa de serviços de encanamento o mais rápido possível. Se estiver no meio de um dia quente de verão e você não tiver acesso à água, isso é um problema de saúde. Se a temperatura externa estiver abaixo de 0° Celsius e seu aquecedor de água estiver lutando para ligar, chame reforços.

Deixar o problema sozinho causará mais danos?

Você pode tentar usar baldes para coletar água, enfiar panos nos canos e outras medidas paliativas em um vazamento lento para levá-lo até o horário comercial regular. Mas quando um balde não é suficiente para durar a noite toda, seu vazamento é mais sério. Vazamento significativo pode afetar o piso, teto e todas as paredes adjacentes em sua casa. Se não for possível interromper o fluxo de água ou se a água tiver o potencial de causar danos significativos rapidamente, é hora de pegar o telefone.

É sua responsabilidade resolver o problema?

Em alguns casos, a emergência pode não ser algo que você possa consertar, mesmo que queira. Por exemplo, sua companhia de água pode se oferecer para enviar um encanador para consertar um problema com a rede de esgoto, um esgoto bloqueado ou a linha de água principal. Experimente-os primeiro antes de chamar seu próprio encanador ao local. Os funcionários da cidade podem resolver problemas com o abastecimento de água da cidade sem nenhum custo para você. Os funcionários da cidade podem resolver problemas com o abastecimento de água da cidade sem nenhum custo para você, a menos que você precise pagar por reparos em sua linha de água principal perto de casa.

Exemplos de emergências comuns de encanamento

  • Canos rompidos: Se um cano estiver borrifando água, desligue o fornecimento de água e retire os móveis e outros itens da área afetada.
  • Vazamentos ou falha do aquecedor de água: Se o tanque estiver pingando, fedendo ou fazendo um barulho estranho, chame ajuda. Falhas no aquecedor de água podem causar danos caros rapidamente.
  • Outros vazamentos importantes: mangueiras de máquinas de lavar, transbordamentos de vasos sanitários e até mesmo vazamentos de linhas de gás constituem uma chamada de emergência.
  • Backups do sistema de esgoto: Coisas estranhas como um vaso sanitário borbulhando ou água aparecendo no chuveiro quando você dá a descarga são sinais de backups do sistema de esgoto. Se o porão cheirar a ovos podres, gases perigosos de esgoto estão se infiltrando em uma área exposta.

O que acontece quando você chama um encanador de emergência?

Problemas de encanamento de emergência são um evento estressante, não há maneira de contornar isso. Tente manter a calma e mitigar a emergência do encanamento. Comece procurando a válvula de fechamento para o acessório. Em seguida, avalie a situação e chame um serviço de encanamento profissional em que você possa confiar, se necessário.

Ainda vale a pena procurar reparos de encanamento profissionais, especialmente se você ainda não tiver uma empresa de encanamento em que confia de plantão. Ligar para três empresas para um orçamento por telefone (se o tempo permitir) ajudará você a identificar um preço justo.

Lembre-se de fazer perguntas, mesmo em caso de emergência. Antes de dizer sim ao serviço de emergência, descreva o problema que você está tendo para a empresa e peça uma estimativa de custo aproximada. Isso inclui o custo normal do serviço mais quaisquer taxas extras incorridas por uma noite ou um serviço doméstico de fim de semana.

O custo pode aumentar uma vez que seu empreiteiro veja a extensão do problema de encanamento, mas desconfie de qualquer empresa que se recuse absolutamente a dar uma estimativa por telefone, mesmo com amplos detalhes sobre seu problema urgente.

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp