Como identificar se há um vazamento de gás em sua casa?

O gás natural é um dos combustíveis fósseis mais limpos e seguros usados ​​dentro de casa, alimentando aparelhos a gás e sistemas como o fogão e o aquecedor de água. Como o gás natural é inodoro e insípido, uma substância inofensiva chamada mercaptano é adicionada a ele para que um vazamento possa ser detectado. Ao contrário de fumaça ou monóxido de carbono, que dependem de alarmes para detectar a presença de gás ou fumaça, um vazamento de gás natural é detectado por meio de imagens, sons e cheiros.

Identificando um vazamento de gás natural

Embora o gás natural não seja tóxico, um vazamento aumenta o risco de incêndio ou combustão, tornando importante identificar o gás e encontrar a fonte para que as devidas precauções de segurança sejam seguidas.

Cheiro de ovo podre

O mercaptano é um aditivo do gás natural que produz um odor semelhante a ovos podres ou repolho. Se você sentir esse odor em casa, pode ter um vazamento de gás natural. Se um cheiro fraco e semelhante estiver vindo do banheiro, você pode ter um problema diferente.

O gás de esgoto pode vazar em sua casa através de um selo de vaso sanitário quebrado ou tubo de drenagem não utilizado. Para diagnosticar um problema de gás de esgoto no banheiro, entre em contato com um encanador.

Borbulhamento Contínuo em Água Parada

Se a água parada fora de sua casa estiver borbulhando, pode haver um vazamento na tubulação de gás externa. Este é o efeito da água dissolvendo o vazamento de gás natural, resultando em bolhas visíveis.

Som de rugido ou assobio

O gás natural pode assobiar ou rugir suavemente ao escapar de um cano com vazamento. Normalmente, a fonte do vazamento é a conexão de gás natural na parte de trás de um aparelho, nesse caso você provavelmente conseguirá sentir o cheiro do vazamento de gás dentro de casa.

Plantas mortas

Se houver um vazamento na linha de gás externa que leva à sua casa, plantas mortas ou morrendo podem sinalizar um problema. Quando o gás natural vaza em seu gramado, ele desloca o oxigênio necessário para que as raízes da planta sobrevivam. Se você notar plantas mortas em seu quintal, apesar dos cuidados adequados com a jardinagem, pode haver um vazamento de gás natural.

Sujeira não natural e movimento do ar

A pressão liberada por um vazamento em sua linha de gás natural pode fazer com que uma quantidade incomum de ar sopre pelo seu quintal. Se não houver uma brisa natural perceptível e você vir sujeira saindo do seu quintal ou ar soprando nas plantas, você pode ter um vazamento de gás natural.

Efeitos na saúde

Embora o gás natural não seja tóxico, a exposição prolongada às suas propriedades pode causar um declínio perceptível na saúde. Como o gás natural vaza continuamente em sua casa, ele pode afetar seu olfato e deslocar o oxigênio, causando dificuldades respiratórias, dores de cabeça e náuseas. Se você estiver enfrentando esses sintomas e não estiver sofrendo de uma doença ou condição subjacente separada, existe a possibilidade de ter um vazamento de gás.

O que fazer se você sentir cheiro de gás natural

Se você acha que está tendo um vazamento de gás, siga estas etapas:

  • Saia da área imediatamente: Se o cheiro de gás natural for suave, abra as janelas de sua casa, apague a luz piloto da lareira ou do aquecedor de água e saia de casa e arredores. Se houver um vazamento grave de gás causando um cheiro forte ou sintomas como náuseas e dores de cabeça, saia de casa e deixe a área imediatamente.
  • Ligue para a companhia de gás e serviços de emergência: Assim que os sinais de um vazamento de gás natural forem detectados e você estiver seguro longe de sua casa e quintal, entre em contato com as autoridades competentes para confirmar e consertar o vazamento.
  • Nunca use seu telefone ou outros eletrônicos perto de um vazamento suspeito: Se você suspeitar de um vazamento de gás em sua casa, espere até fora e a uma distância segura de sua casa para usar seu telefone. Os eletrônicos criam eletricidade estática que é capaz de inflamar o gás natural altamente inflamável que vazou no ar.

Como evitar vazamentos de gás natural

Embora nem sempre seja possível interromper um vazamento de gás natural, existem algumas precauções que você pode tomar para minimizar o risco de um vazamento.

  • Faça a manutenção regular de seus sistemas e aparelhos, verificando-os quanto ao desgaste que pode levar a um vazamento de gás.
  • Faça com que seus aparelhos e tubulações sejam inspecionados profissionalmente pelo menos uma vez por ano para confirmar que não há vazamentos.
  • Entre em contato com um profissional para substituir as conexões de gás e as válvulas de fechamento. Isso evitará que a infraestrutura antiga seja corroída e cause um vazamento.

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp