Como consertar uma torneira com vazamento

Há poucas coisas mais irritantes do que uma torneira com vazamento. É um lembrete constante de que você está desperdiçando água, além do som de gotejamento irritante. Mas você não precisa tolerar isso, conserte-a! Reparar uma torneira pingando é um projeto fácil e barato. A chave está em saber como consertar seu tipo específico de torneira.

O que faz uma torneira pingar?

Existem quatro tipos de torneiras: tipo cartucho, compressão, disco cerâmico e tipo bola. Uma torneira de compressão conta com arruelas de borracha para vedar a sede da válvula, que pode se desgastar e precisar ser substituída. Com os outros três tipos de torneiras, o O-ring ou o selo de neoprene que está causando o vazamento precisa ser substituído. Veremos cada uma dessas correções com mais detalhes abaixo.

Como você conserta uma torneira pingando?

Antes de começar, desligue a água. Cubra o ralo com um pano para pegar as peças caídas e estabeleça um local próximo para colocar as peças na ordem de remoção. Tape as garras de sua chave com uma camada de fita adesiva para evitar arranhar o acessório, e tenha um pouco de vinagre branco destilado e uma esponja macia pronta para remover quaisquer depósitos minerais encontrados nas peças.

Torneira de Cartucho

Como consertar uma torneira de cartucho com vazamento:

  1. Retire a tampa decorativa da alça, remova o parafuso da alça, incline a alça para trás e puxe-a.
  2. Se houver um clipe de retenção rosqueado segurando o cartucho no lugar, use um alicate de bico fino para removê-lo e puxe o cartucho para cima.
  3. Remova o bico e corte os anéis de vedação antigos usando uma faca. Cubra os novos O-rings com graxa de encanador não tóxica e à prova de calor.
  4. Para substituir o cartucho inteiro, combine o comprimento do cartucho antigo com o comprimento da substituição. Também combine a extremidade da haste onde a alça se encaixa.

Torneira de Compressão

Como consertar uma torneira de compressão com vazamento:

  1. A maioria das torneiras de compressão com vazamento precisa de novas arruelas de assento. Use uma pequena chave de fenda ou faca para retirar a tampa decorativa na alça, expondo os parafusos de fixação.
  2. Use uma chave de fenda para remover o parafuso da alça e, em seguida, puxe a alça.
  3. Use uma chave inglesa para desparafusar a porca da gaxeta e uma chave ajustável para soltar a haste do corpo da torneira.
  4. Desaperte a arruela de borracha da extremidade inferior da haste para remover e substituir a arruela do assento.
  5. Cubra as arruelas com graxa de encanador não tóxica e à prova de calor.
  6. Retire a haste da porca da gaxeta e substitua o O-ring, o culpado pelas alças com vazamento. O-rings variam em tamanho de 3/8 a 5/8 de polegada, por isso é crucial corresponder ao tamanho exato da sua torneira. Cubra o novo O-ring com graxa de encanador.
  7. A arruela fica em um disco redondo e embutido chamado retentor. Se o retentor original estiver danificado, esmerilhe-o e instale um anel retentor de substituição. Se a sua torneira continuar vazando, o assento pode estar esburacado.
  8. Remova a haste e lixe a extremidade superior do assento com lixa para alisá-la.
  9. Se não conseguir reparar o assento original, substitua-o por um novo.

Torneira de disco cerâmico

Como consertar uma torneira de disco de cerâmica com vazamento:

  1. Empurre a alça de volta para acessar o parafuso de ajuste. Remova o parafuso e levante a alça.
  2. Remova a tampa do escudo, desaperte os parafusos de montagem do cilindro do disco e levante o cilindro.
  3. Com uma chave de fenda romba, retire as vedações de neoprene do cilindro. Se as vedações estiverem danificadas, substitua-as.
  4. Use vinagre branco destilado e uma esponja macia para limpar as aberturas do cilindro e, em seguida, enxágue-as completamente.
  5. Substitua as vedações e remonte a torneira.
  6. Mova o manípulo para a posição “ligado” e volte a ligar a água lentamente—a força da água de retorno pode fraturar o disco cerâmico.
  7. Se você estiver substituindo o cilindro inteiro (geralmente não é necessário), coloque-o no lugar e prenda-o com os novos parafusos de montagem.

Torneira tipo bola

Como consertar uma torneira com vazamento do tipo bola:

Esse tipo de torneira contém muitas peças, o que muitas vezes dificulta encontrar a causa do vazamento. Você pode evitar o agravamento comprando um kit de substituição e colocando todas as peças novas.

  1. Use um canivete para retirar a pequena tampa de índice do lado da torneira e revelar o parafuso sextavado.
  2. Solte o parafuso com uma chave hexagonal e puxe a alça da torneira.
  3. Use um alicate ajustável para remover a tampa e o colar.
  4. Usando a ferramenta especial incluída no kit de reparo da torneira, solte o came da torneira e levante-o, juntamente com a arruela do came e a esfera giratória.
  5. Alcance o corpo da torneira com um alicate de bico fino e remova os assentos de borracha e as molas.
  6. Deslize uma nova mola e assento de borracha na ponta de um lápis e abaixe-o na torneira.
  7. Repita para instalar o segundo assento e a mola.
  8. Reinstale a esfera de aço inoxidável, certificando-se de alinhar seu rasgo de chaveta com a aba correspondente dentro do corpo da torneira.
  9. Em cima da esfera de aço inoxidável, instale uma nova junta de borracha e tampa do came.
  10. Alinhe o rasgo de chaveta na tampa com o slot correspondente.
  11. Aperte manualmente o conjunto da tampa superior na torneira.
  12. Use uma chave inglesa para apertar a porca para fornecer a tensão adequada contra a esfera de aço inoxidável.

Compartilhe esse conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp